Amor

por Viviane Gago

All You Need is Love ( Beatles, música lançada em 1967)- Tradução livre. Essa canção é considerada uma máxima universal e atemporal.

“Tudo o que você precisa é

Amor Amor, amor, amor
Amor, amor, amor”

Falar de amor, definir o que é o amor, trata-se de grande desafio, pois para cada pessoa, o amor pode significar algo diferente.

O tema também é amplo, vez que há vários tipos e formas de amar: amor entre pais e filhos, amor entre irmãos, amor entre amigos, amor entre pessoas desconhecidas, amor entre homem e mulher, amor entre homens, amor entre mulheres e assim por diante.

Entendo que é quase unânime que o amor é o sentimento mais importante para os seres e, ao meu ver, é o que está faltando no Mundo! Digo quase, pois, em se tratando de seres humanos, as coisas nunca são tão simples.

Desde que me conheço por gente, observo que a grande maioria das pessoas quer e necessita de amor. Amor com equilíbrio é fórmula de sucesso! Falta ou excesso de amor geram resultados ruins, isso é fato e há vários exemplos todos os dias para serem vistos e não repetidos.

Já viram aqueles pais que, por excesso de amor, criam os filhos em uma bolha ou uma redoma? O resultado que se verifica deste tipo de criação é o comportamento disfuncional das crianças, posteriormente, adolescentes e, mais tarde, adultos, metaforicamente falando, que ficam emocional e comportalmente “mutilados”; pessoas sem iniciativa, sem força para lutarem e irem atrás do que querem e acreditam… A vida não é pai e mãe. A vida não poupa ninguém. Lembram daquele ditado: “Educar também é saber frustrar”? Acredito muito nele.

Criar o filho para o Mundo! Será que a sociedade atual está fazendo isso? Outro dia, li um artigo muito bom que mencionava que hoje as crianças falam com maestria em ações sustentáveis, preservação do meio ambiente; porém, não sabem e não fazem nenhuma atividade em casa que já lhes deem o sentimento de responsabilidade e contribuição, que entendo ser de relevante importância para a preparação do que encontrarão na vida em sociedade, como exemplo: arrumarem seu próprio quarto, manterem as coisas organizadas, terem iniciativa e solicitarem sozinhos uma informação etc.. Tão expandidos para algumas coisas e sem nenhuma capacitação para se comunicar ao vivo e em cores, até mesmo para se relacionarem. Entendo que, indiscutivelmente, o amor começa em casa. Pais e mães amorosos , na maioria dos casos criam filhos igualmente amorosos e bem estruturados. Famílias que se respeitam, com diálogo e genuíno interesse uns nos outros, é um dos maiores tesouros que alguém pode ter nessa vida. Saber que nunca estamos sozinhos e podemos contar com essa estrutura familiar é algo maravilhoso.

Sempre me senti muito segura a esse respeito. Lembro como se fosse hoje, quando me casei, meu pai me chamou; e abro um parênteses para dizer que meus pais sempre amaram o meu marido, e me deu a chave da casa dele, dizendo que torcia para eu ser extremamente feliz, porém, se eu precisasse de algo ou alguma coisa desse errado, a casa dele e da minha mãe seria sempre minha! Não preciso dizer mais nada né! Nessa fórmula de criação dos meus pais sempre teve apoio, amor, compreensão, diálogo, visão real sobre a vida e espaço para que nos tornássemos independentes e buscássemos os nossos objetivos. Isso traz uma paz enorme para qualquer pessoa. Ter este apoio foi um privilégio que demonstro, como exemplo, com muito orgulho. E o amor entre dois adultos, gerando filhos ou não, e que impactam diretamente na qualidade do meio social? Li recentemente um livro que ganhei de aniversário de uma amiga mais que especial , cujo título é: “As cinco linguagens do Amor de Gary Chapman”, como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge.

É interessante a abordagem e recomendo a leitura, entretanto, gostaria de observar minha experiência da vida real nesse tema, o que sei é que assim que encontrei o meu par nessa vida algo , um sentimento diferente aconteceu e reconheci que era ele quem me acompanharia nessa viagem que é a vida; e desde esse momento, cuidamos mutuamente um do outro, mantendo e fazendo a manutenção constante dessa relação, que, para nós, trata-se de outro tesouro, pois existe respeito mútuo, amizade, chama erótica, cumplicidade, bem querer, admiração , aprendizados recíprocos , o olhar lado a lado para a mesma direção e por aí vai.

Não sei ao certo, se esse nosso encontro foi fruto de sorte, de destino, das forças do Universo, ou da nossa construção e doação de tempo, emoção e dinheiro, ainda, não sei se é tudo isso junto e misturado, porém, tem sido uma fórmula de amor muito rica e gratificante.

Assim como a vida no geral, mesmo na nossa relação a dois, estamos passando nossa caminhada juntos com muito mais flores que espinhos, porém, os espinhos foram substancialmente difíceis e tal fato nunca nos distanciou do amor que sentimos um pelo outro; muito pelo contrário, os espinhos nos tornaram muito fortes, mais amorosos e o amor só cresce. Moral da história: mesmo com turbulências graves no caminho, sempre voltamos para o nosso Amor.

Entendo que, quando se fala de relação a dois, flexibilidade, tolerância, entender a linguagem do outro e doação, são sólidos alicerces de um relacionamento com qualidade; bem como amar a humanidade do outro, o aprendizado constante e mútuo; enxergar as diferentes perspectivas de cada um como verdadeiras riquezas para expandir e para evoluir. É não olhar só para si, é olhar verdadeiramente para o outro e suas necessidades e ficar feliz com a felicidade dele ou dela. O amor afasta o egoísmo.

E falar do amor pelos irmãos, pelos amigos e pelas pessoas no geral? No meu caso, amor do meu irmão e da minha irmã sempre representou apoio verdadeiro, ajuda na organização das minhas emoções e ideias é como se eles fossem uma ponte que me leva sempre para um lugar melhor. É maravilhoso sentir o amor crescer mais e mais dentro de nós, ter amor e bem querer para com todos que cruzam o nosso caminho. Ter um bem querer e a vontade de fazer a diferença positiva na vida das pessoas e integrar mais e mais a corrente do bem, para, se possível, ser um ponto de luz na busca de um ambiente, uma sociedade, um país e um mundo melhor.

Não tenho a ilusão de que seremos um único cenário homogêneo, sem barreiras e sem diferenças, porque sabemos que as civilizações e o início do Mundo sempre foram pautados por diferenças, mas entendo como possível, dentro das diferenças entre os seres e países, praticarmos o respeito e o amor!

E você, tem seus tesouros de amor?
E você, também transborda o amor para si e as demais pessoas?
Desejo que todos tenham muito amor e respeito na caminhada!
Desejo mais AMOR no Mundo! Afinal, todos precisamos e querermos Amor!

276 thoughts on “Amor

  1. Suivre Téléphone says:

    Vous pouvez également personnaliser la surveillance de certaines applications, et il commencera immédiatement à capturer régulièrement des instantanés de l’écran du téléphone.

  2. Suivre Téléphone says:

    La compatibilité du logiciel de suivi mobile est très bonne et il est compatible avec presque tous les appareils Android et iOS. Après avoir installé le logiciel de suivi sur le téléphone cible, vous pouvez afficher l’historique des appels du téléphone, les messages de conversation, les photos, les vidéos, suivre la position GPS de l’appareil, activer le microphone du téléphone et enregistrer l’emplacement environnant.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *