CONSTELAÇÃO FAMILIAR: ENTENDA COMO SEU CONTEXTO FAMILIAR IMPACTA SUA VIDA

por Viviane Gago

Em virtude dos meus estudos no tema constelação familiar, resolvi por bem compartilhar alguns aprendizados, de maneira a contribuir para o melhor entendimento das pessoas relativamente ao contexto familiar e suas implicações na vida de qualquer pessoa.

Por que fui buscar essa formação? Porque durante os atendimentos que faço às pessoas que apoio constatei que muitas das questões que elas emergem estão relacionadas a motivos oriundos das relações familiares que possuem, em aspectos relativos às disfuncionalidades na ordem, na hierarquia das famílias, no pertencimento e por aí vai.

Melhor explicando as referidas disfuncionalidades relacionadas às ordens do amor dentro das famílias há casos que por amor pessoas assumem o lugar dos outros e isso causa desordens graves nas relações.

Por exemplo, filhos cuidados por avós viram irmãos de seus pais e isso causa desordem.

Outro aspecto importante estudado na Constelação familiar é o pertencimento, nascemos então pertencemos a uma família e a um lugar.

Por vezes nota-se uma desordem de pertencimento.

Exemplo do caso dos excluídos, abortos espontâneos ou não, há as exclusões sociais, como os suicidas, pessoas deficientes etc.

Assim como no coaching, também na constelação familiar a linha científica seguida, e que me encanta, pois compartilho do mesmo entendimento, é de que o ser humano tem dentro de si tudo o que precisa para os seus processos de transformação, responsabilizando-se por seu processo de desenvolvimento e de cura.

Ou seja, é possível evolução é, é possível transformação é, é possível melhorar é, só depende de cada um de nós.

A constelação está a serviço da conciliação, da paz e do equilíbrio entre o dar e o receber.

A constelação também ajuda a restabelecer o fluxo da vida, por meio do assentimento que é o SIM da alma para algo; e também de trabalhar os emaranhados que a maioria das famílias possui.

Para quem não conhece bem a matéria, emaranhado ou emaranhamento é uma situação complexa e confusa de afeto dentro de um sistema familiar.

Um exemplo é o caso de pessoas que não sabem mais se amam ou odeiam seu pai ou sua mãe, em razão de uma ação ou omissão para conosco. Com isso prejudicam-se as relações familiares.

Um emaranhado pode se arrastar por gerações, prejudicando os descendentes.

Sabemos que as crianças são o reflexo dos adultos. E, mesmo sem intenção, por vezes, transmite-se aos filhos comportamentos que eles irão reproduzir sem refletir a respeito. Assim, é criado um ciclo de ações prejudiciais, os emaranhamentos.

Mesmo nas organizações acontecem esses emaranhados e podemos trabalhar por meio das constelações para trazer clareza e luz às relações melhorando o ambiente e a produtividade organizacional.

Assim como a postura exigida para um bom coach demanda saber ouvir, não julgar, estimular a pessoa a emergir suas questões e também as soluções, presença, acolhimento, de igual forma a postura exigida para um bom constelador ou facilitador também é saber ouvir, colocar-se em postura de igualdade com relação ao facilitado, não julgar, ter total respeito ao contexto das pessoas, conexão, atenção, linguagem respeitosa e assim vai.

Ou seja, as posturas se reforçam e devem ser colocadas a serviço de quem as necessita.

Meu alvo é colocar à disposição e estar a serviço das pessoas, com várias ferramentas que auxiliarão as mesmas a trabalhar questões que as impeçam de se desenvolver, melhorar e evoluir.

Tanto as ferramentas de coaching como também as de constelação familiar se relacionam, se complementam, trazendo compreensão e leveza para as pessoas.

Acredito que está série de textos a respeito dos papéis que, nós,  indivíduos , temos em nossas respectivas famílias os auxiliará a compreender questões e formar reflexões importantes que ajudarão a trazer leveza e compreensão para suas vidas, pelo menos é o que espero.

Assim, iniciarei uma série de artigos pelo tema, confira o próximo artigo que será sobre irmãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.