Você conhece o processo de coaching de carreira?

por Viviane Gago

Resolvi escrever sobre essa ferramenta, em virtude da enorme felicidade que ela tem me proporcionado, nos últimos anos.
Tenho apoiado jovens na fase de escolher o curso que estudarão na faculdade e; portanto a escolher suas respectivas carreiras, pessoas que estão vivendo insatisfações e dúvidas em relação às suas atuais carreiras e/ou ao local que trabalham, pessoas que querem se recolocar no mercado, pessoas que estão em um período sabático, pessoas que precisam tomar uma decisão profissional, pessoas que estão encerrando um ciclo.

Para todos esses casos o Coaching de Carreira é uma ferramenta muito efetiva.

Importante explicar que as pessoas nesse tipo de processo não devem buscar respostas prontas. A pessoa deve ter consciência que cada processo é um processo diferente e que o Coach a apoiará a descobrir suas próprias respostas e; é aí que está a beleza desse processo!

Ao iniciar um processo desses, sinto-me como se estivesse entrando em uma nova embarcação em um rio cujas águas mudam sempre; e seguindo um fluxo que a cada novo processo é diferente, pois o veículo (barco) e rio são sempre diferentes, são únicos.

Somos seres únicos com históricas únicas, por isso o processo de carreira deve refletir essa individualização, as particularidades de cada ser humano.

Sinto-me maravilhada com cada universo particular que tenho o privilégio e permissão de acessar.

O papel do Coach é apoiar a pessoa a refletir e a tomar consciência do que ela realmente quer, baseada nos seus valores, sonhos, preferências, pontos fortes, qualidades, consciência dos pontos a fortalecer etc.

Importante a pessoa saber que Coaching de Carreira não é outplacement, nem consultoria, nem tampouco psicoterapia etc.

O Coaching de Carreira investiga, orienta, conscientiza, esclarece e constrói direções seguras e totalmente alinhadas com os valores e propósitos das pessoas, no que se refere aos melhores rumos a serem tomados na direção da realização dos seus objetivos profissionais principais.

As fases fundamentais deste tipo de processo são: mapeamento do atual cenário que o indivíduo se encontra , denominado coleta de dados; aprofundamento das informações , consolidação das informações, ranking de carreiras/caminhos profissionais possíveis de se seguir, realização de um plano de ação com as resoluções planejadas e em paralelo entrevista externas para checar modelos que interessam à pessoa.

Esse processo mergulha no indivíduo para que ele tenha completo conhecimento de questões, que no dia-a-dia podem passar batidas. Emerge-se questões que mapeiam os setores da vida de qualquer pessoa a exemplo do financeiro, saúde, relação íntima, familiar, amigos, lazer, intelectual, carreira, espiritual, amigos etc.

Verifica-se quais as inclinações profissionais das pessoas, os seus valores, as suas necessidades, ou seja, o que essa pessoa ainda não possui, o que ainda falta para ela?

Realiza-se uma pesquisa de talentos da pessoa, cruzando a percepção que a mesma tem dela própria com a percepção de outras pessoas que ela quer ouvir.

É avaliada a cultura que melhor a pessoa se adapta, quais as atividades que a pessoa tem satisfação em desempenhar e as que não tem satisfação e prefere evitar.

É mapeada a trajetória profissional da pessoa, os principais eventos da vida da mesma, resgata-se sonhos do passado, verifica-se cuidadosamente as realizações da pessoa, o que a pessoa desejaria para o seu futuro, é feita a declaração de missão profissional da pessoa.

Ao meu ver, esse processo trata-se de um presente que a pessoa se permite dar, para após um período curto, de três meses, de avaliação sobre si e sua vida, continuar a caminhada mais consciente do que se quer e para onde se vai.

E caso necessário, fazer a caminhada com os devidos ajustes que trarão mais leveza e felicidade na vida daquela pessoa, deixando dúvidas, tristezas e insatisfações para trás.

Aproveito aqui para agradecer, a cada pessoa que veio até mim, confiou no meu apoio e que teve a coragem de enxergar o seu presente e fazer as mudanças necessárias para ter um futuro melhor e mais feliz, em termos profissionais.

Também registro os meus parabéns aos pais de jovens que os apoiaram emocional e financeiramente a percorrer esse processo! Trata-se de muito amor envolvido!

À VOCÊS TODO O MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO!

Querem conhecer o Coaching de Carreira? É só entrar em contato, estaremos esperando por vocês!

Viviane Gago
contato@vivianegago.com
11 96198-8486

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.